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 " NAVEGAÇÃO "

Roteiro Costa Sul

 Marinha  do Brasil

                                                   

ROTEIRO COSTA SUL -  PORTO DE SANTOS

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ÍNDICE ( pág. 119 a 121 )
PORTO DE SANTOS - Carta  1711 PONTOS CARACTERÍSTICOS 
RECONHECIMENTO E DEMANDA - Carta 1711 Carta 1701
Carta 1701 Morro  da Barra
Seção A Ilha das Palmas
Seção B Ilha Porchat
Seção C Morro  do Itaipu
Seção D Alinhamento A  do canal de acesso
Alinhamento C  do canal  de acesso

   

PORTO DE SANTOS - Carta  1711

A  Baía de Santos, onde  começa o canal de acesso ao porto de Santos, é formada pelo estuário de vários pequenos rios, no qual estão situadas duas grandes ilhas, as de São Vicente e de Santo Amaro, ambas separadas do continente e  entre si por estreitos canais. Tem  como limite  leste  a ponta de  Munduba e como limite  oeste  a  ponta  Itaipu.

Na  Ilha de São Vicente  localizam-se as cidades de Santos e  São Vicente e o porto de Santos, um dos mais importantes do Brasil. Na Ilha de Santo Amaro  fica a cidade  de Guarujá e alguns terminais especializados  do porto  de Santos.

Entre  as duas  Ilhas  corre  o canal  fronteiro ao porto e seus terminais.   

 

RECONHECIMENTO E DEMANDA - Carta 1711

O navegante  procedente  de leste deve  reconhecer inicialmente  a Ilha de Alcatrazes e depois a laje de Santos  e a Ilha da Moela,  tendo  atenção à possível dificuldade  para  identificar  esta última ilha , que  se confunde com  a costa  quando vista de determinados setores. Vindo  do Sul,  os primeiros  pontos a reconhecer  são  a Ilha  Queimada Grande  e a  Laje de Santos.

Identificados os pontos de aterragem  o posicionamento do navio é facilitado  pelos  faróis existentes  em todas as  ilhas  e a demanda  da baía pode ser feita com facilidades evitando apenas a navegação nas proximidades  da ilha de Alcatrazes, da laje de Santos , do Parcel dos Reis e da laje  Pedro II.  Deve ser dada atenção . também , ao grande numero  de barcos  pesqueiros operando  na área, em especial entre  a Ilha  Queimada  Grande  e a  Laje  da Conceição  e entre  a Ilha  da Moela e a Laje  de Santos.

As elevações das pontas Munduba ,  a leste ,  e Itaipu,  a oeste,  e o contorno, sinuoso da baía , além das ilhas  de suas proximidades. também, facilitam  a terragem  pelo radar. Vindo de alto-mar ,  o radiofarol Moela é um importante  auxílio e a estação  de referência DGPS que utiliza  a portadora  deste radiofarol aumenta a precisão  da aterragem, para  quem navega  pelo GPS.

Carta 1701

A demanda dos fundeadouros  externos  e do local  de embarque  de prático  não  apresenta  dificuldades , respeitadas as normas de tráfego  e permanência no porto  e dada especial  atenção ao grande  número  de navios  em movimento e fundeados.

 O acesso ao porto de Santos  e seus  terminais  é feita  por um canal  onde há 4  trechos  dragados ,  denominados  seções  A, B, C, D, cujas características  principais são as seguintes:

Seção A -  do paralelo da ponta Munduba  até a ponta da Praia, 4,85M  de extensão, largura mínima  de 150M  e dragada a 10,8m (1995). O eixo  desta  seção  e  definido  por  3  alinhamentos luminosos A, B, C;  no trecho  entre  a  ilha das palmas  e  a ponta da Praia suas margens são balizadas  por bóias  luminosas de boreste  e bombordo, numeradas;

Seção B -  do terminal  da ilha  Barnabé ao  terminal  da Alemoa ( canal  de  Piaçaguera ) com 2 M  de extensão,  largura mínima  de 100m e dragada a  10m (1991) . É  balizada por bóias  luminosas  de boreste  e bombordo numerada.

Seção C - em frente ao terminal da Alemoa e ao norte da Seção B , dragada  a 6m (1991). Sua margem norte é balizada por bóia luminosa  de boreste numerada.

Seção D - do terminal da Alemoa até o terminal da Cosipa ( canal de Piaçaguera)  com 2,4M de extensão, largura mínima de 100m  e dragada a  12m (1991). ë balizada em toda  a sua  extensão  por bóias luminosas de boreste e bombordo  numeradas , não  representadas , na carta  e cujas alterações não são divulgadas,  por Avisos aos Navegantes.

Como  as profundidades  das seções ,  do canal sofrem  alterações , é importante  observar  as informações  sobre estas  alterações ,  divulgadas por  aviso  temporários(T)  ou preliminar (P) , no  folheto quinzenal  " Avisos aos Navegantes " , publicado pela DHN.

PONTOS CARACTERÍSTICOS 

Os seguintes pontos  característicos, descritos de leste  para oeste, facilitam a navegação  e o  fundeio  na baía de Santos.

Carta 1701

Morro  da Barra - (24° 00,9' S - 46° 18,9'W) - no  extremo  oeste  da ilha de Santo Amaro , com vegetação  escura e 330m de altitude.

Ilha das Palmas - Junto à  costa  oeste  da ilha  de  Santo Amaro , rochosa ,  de  cor esbranquiçada e com  edificações  na sua  parte superior.  nela  está  localizado  o  farolete  Ilha das Palmas (3292), uma  torre  cilíndrica  de concreto  armado  sobre  a Laje  de uma casa,  encarnada , com 4m d altura  e luz de lampejo encarnado na altitude de 18m com alcance de 5M.

Ilha Porchat -  Ponta elevada a leste  da barra de São Vicente, com 110m  de altitude. É  toda urbanizada e  caracteriza  o  extremo oeste  das  praias da  cidade de Santos.

Morro  do Itaipu - na  ponta  Itaipu,  extremo  oeste  da baía ,  com  184m de altitude. É urbanizado e tem  uma torre notável no seu cume.

Alinhamento A  do canal de acesso - Constituído pelos  faroletes Praia do  Boqueirão n°1 (anterior) (3296) ,  uma  torre cilíndrica  de concreto armado  isolada na  superfície  do mar, branca com  uma faixa horizontal encarnada, com  7m de altura e luz  rápida branca  com  na altitude  de 8m com  alcance de 10M ;  e Praia da  Praia n°2 (posterior) (3300), uma  torre quadrangular de  concreto armado com  faixas  horizontais  encarnadas e brancas, na praia  do Boqueirão , com 17m  de altura e luz isofásica branca na altitude de 17m com alcance de 11M. Este alinhamento B; à noite sua  utilização  é  prejudicada pelas luzes dos edifícios situados ao fundo. O  farolete Boqueirão n° 1  (anterior)  está  equipado com racon código Morse N  com  alcance  de 19M.

Alinhamento C  do canal  de acesso -  Constituído pelos faroletes  Rio do Meio  n° 5 (anterior) (3312)  e Rio do meio n° 6 (posterior) (3316),  duas  torres quadrangulares de  concreto armado com  faixas horizontais encarnadas e brancas . Os 2 faroletes ficam  na ilha  de Santo Amaro , junto à  foz  do rio do Meio:  o anterior com 7m  de altura e luz rápida branca na  altitude de 8m com  alcance de 11M. Este alinhamento define o  trecho final da Seção A  do canal.

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