ROTEIRO COSTA SUL - PORTO DE SANTOS | ||||||||||||||||||
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PORTO DE SANTOS - Carta 1711 | ||||||||||||||||||
A
Baía de Santos, onde começa o canal de acesso ao porto de Santos, é
formada pelo estuário de vários pequenos rios, no qual estão situadas duas
grandes ilhas, as de São Vicente e de Santo Amaro, ambas separadas do
continente e entre si por estreitos canais. Tem como
limite leste a ponta de Munduba e como limite
oeste a ponta Itaipu.
Na Ilha de São Vicente localizam-se as cidades de Santos e São Vicente e o porto de Santos, um dos mais importantes do Brasil. Na Ilha de Santo Amaro fica a cidade de Guarujá e alguns terminais especializados do porto de Santos. Entre as duas Ilhas corre o canal fronteiro ao porto e seus terminais.
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RECONHECIMENTO E DEMANDA - Carta 1711
O navegante procedente de leste deve reconhecer inicialmente a Ilha de Alcatrazes e depois a laje de Santos e a Ilha da Moela, tendo atenção à possível dificuldade para identificar esta última ilha , que se confunde com a costa quando vista de determinados setores. Vindo do Sul, os primeiros pontos a reconhecer são a Ilha Queimada Grande e a Laje de Santos. Identificados os pontos de aterragem o posicionamento do navio é facilitado pelos faróis existentes em todas as ilhas e a demanda da baía pode ser feita com facilidades evitando apenas a navegação nas proximidades da ilha de Alcatrazes, da laje de Santos , do Parcel dos Reis e da laje Pedro II. Deve ser dada atenção . também , ao grande numero de barcos pesqueiros operando na área, em especial entre a Ilha Queimada Grande e a Laje da Conceição e entre a Ilha da Moela e a Laje de Santos. As elevações das pontas Munduba , a leste , e Itaipu, a oeste, e o contorno, sinuoso da baía , além das ilhas de suas proximidades. também, facilitam a terragem pelo radar. Vindo de alto-mar , o radiofarol Moela é um importante auxílio e a estação de referência DGPS que utiliza a portadora deste radiofarol aumenta a precisão da aterragem, para quem navega pelo GPS.
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Carta
1701
A demanda dos fundeadouros externos e do local de embarque de prático não apresenta dificuldades , respeitadas as normas de tráfego e permanência no porto e dada especial atenção ao grande número de navios em movimento e fundeados. O acesso ao porto de Santos e seus terminais é feita por um canal onde há 4 trechos dragados , denominados seções A, B, C, D, cujas características principais são as seguintes: Seção A - do paralelo da ponta Munduba até a ponta da Praia, 4,85M de extensão, largura mínima de 150M e dragada a 10,8m (1995). O eixo desta seção e definido por 3 alinhamentos luminosos A, B, C; no trecho entre a ilha das palmas e a ponta da Praia suas margens são balizadas por bóias luminosas de boreste e bombordo, numeradas; Seção B - do terminal da ilha Barnabé ao terminal da Alemoa ( canal de Piaçaguera ) com 2 M de extensão, largura mínima de 100m e dragada a 10m (1991) . É balizada por bóias luminosas de boreste e bombordo numerada. Seção C - em frente ao terminal da Alemoa e ao norte da Seção B , dragada a 6m (1991). Sua margem norte é balizada por bóia luminosa de boreste numerada. Seção D - do terminal da Alemoa até o terminal da Cosipa ( canal de Piaçaguera) com 2,4M de extensão, largura mínima de 100m e dragada a 12m (1991). ë balizada em toda a sua extensão por bóias luminosas de boreste e bombordo numeradas , não representadas , na carta e cujas alterações não são divulgadas, por Avisos aos Navegantes. Como as profundidades das seções , do canal sofrem alterações , é importante observar as informações sobre estas alterações , divulgadas por aviso temporários(T) ou preliminar (P) , no folheto quinzenal " Avisos aos Navegantes " , publicado pela DHN.
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PONTOS
CARACTERÍSTICOS
Os seguintes pontos característicos, descritos de leste para oeste, facilitam a navegação e o fundeio na baía de Santos. | ||||||||||||||||||
Carta
1701
Morro da Barra - (24° 00,9' S - 46° 18,9'W) - no extremo oeste da ilha de Santo Amaro , com vegetação escura e 330m de altitude. Ilha das Palmas - Junto à costa oeste da ilha de Santo Amaro , rochosa , de cor esbranquiçada e com edificações na sua parte superior. nela está localizado o farolete Ilha das Palmas (3292), uma torre cilíndrica de concreto armado sobre a Laje de uma casa, encarnada , com 4m d altura e luz de lampejo encarnado na altitude de 18m com alcance de 5M. Ilha Porchat - Ponta elevada a leste da barra de São Vicente, com 110m de altitude. É toda urbanizada e caracteriza o extremo oeste das praias da cidade de Santos. Morro do Itaipu - na ponta Itaipu, extremo oeste da baía , com 184m de altitude. É urbanizado e tem uma torre notável no seu cume. Alinhamento A do canal de acesso - Constituído pelos faroletes Praia do Boqueirão n°1 (anterior) (3296) , uma torre cilíndrica de concreto armado isolada na superfície do mar, branca com uma faixa horizontal encarnada, com 7m de altura e luz rápida branca com na altitude de 8m com alcance de 10M ; e Praia da Praia n°2 (posterior) (3300), uma torre quadrangular de concreto armado com faixas horizontais encarnadas e brancas, na praia do Boqueirão , com 17m de altura e luz isofásica branca na altitude de 17m com alcance de 11M. Este alinhamento B; à noite sua utilização é prejudicada pelas luzes dos edifícios situados ao fundo. O farolete Boqueirão n° 1 (anterior) está equipado com racon código Morse N com alcance de 19M. Alinhamento C do canal de acesso - Constituído pelos faroletes Rio do Meio n° 5 (anterior) (3312) e Rio do meio n° 6 (posterior) (3316), duas torres quadrangulares de concreto armado com faixas horizontais encarnadas e brancas . Os 2 faroletes ficam na ilha de Santo Amaro , junto à foz do rio do Meio: o anterior com 7m de altura e luz rápida branca na altitude de 8m com alcance de 11M. Este alinhamento define o trecho final da Seção A do canal.
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