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Roteiro Costa Sul

 Marinha do Brasil

                                                                       

ROTEIRO COSTA SUL -  PORTO DE SANTOS

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ÍNDICE      ( pág. 121 a 123 )

PERIGOS - Carta  1701 PESCA PROIBIDA - Carta 1701
FUNDEADOUROS - Cartas 1701 e 1711 VENTOS
FUNDEIO PROIBIDO - Carta 1701 MARÉ E CORRENTES DE MARÉ - Carta 1701
NAVEGAÇÃO PROIBIDA - Carta  1701
  
PERIGOS - Carta  1701

Na baía de Santos,  os perigos  à navegação  estão  situados  em distâncias inferiores a 0,3M  das  margens  da baía, havendo inúmeras  lajes e pedras submersas ou  descobertas.

Ao longo do canal de acesso ao porto e  aos  terminais  deve  haver especial atenção:

- à pedra de Teffé, na  profundidade  de  9,4m , próxima aos cais do porto, entre os  armazéns 25  e 26, balizada por  bóia luminosa de  bombordo; 

- ao casco soçobrado Ais Giorgis, na  posição  23° 56,59'S  -  046° 18,65' W , balizada por bóia luminosa cardinal oeste; e 

- às profundidades da margens do canal dragado de Piaçaguera, que são  abaixo de 2m.

FUNDEADOUROS - Cartas 1701 e 1711

Os fundeadouros  são  separados em função da  programação  e da  situação  do navio, sendo numerados de 1 a 8 e  delimitados nas cartas  por  linha de limite de área  de fundeio.

Os  fundeadouros  externos são os  seguintes: 

1- para navios  de guerra;

2- para navios  que  aguardam inspeção sanitária ou  desembaraço (desembargue e embarque de tripulante, serviços de oficina e  movimentação de material), com permanência não  superior a 3 horas;

3 - para navios com programação  definida de atracação  para  as próximas 24 horas;

4 - para navios com programação de atracação, porém sem  definição de  dia e hora;

5 -  para navios ainda sem  programação  de atracação; e 

6 - para navios de quarentena e embarcações com  suspeita de avaria no  embalado e/ou vazamento de material radioativo.

Os fundeadouros internos são  os seguintes:

7 -  para  fundeio provisório, em  situação  de emergência; e 

8 -  para  embarcações  miúdas e de  recreio.

 

FUNDEIO PROIBIDO - Carta 1701

É proibido o fundeio: 

- de navios, fora  das áreas demarcadas na carta sem  a prévia autorização da Capitania dos Portos;

- de qualquer  embarcação , nas áreas demarcadas, nas áreas  de cabos e  canalização  submarinos delimitadas na  carta; em  distâncias inferiores a 100m durante o dia e 200m  durante  a noite, em torno das encostas das pontas Munduba e Itaipu ,  onde estão localizados os fortes dos Andradas e de Itaipu, respectivamente; e em  distâncias  inferiores a 100m de  cada lado das cabeceiras dos  flutuantes ou terminais de balsas,em Santos e na Ilha de Santo Amaro.

 

NAVEGAÇÃO PROIBIDA - Carta  1701

É proibida a navegação  de qualquer  tipo de embarcação  nas  proximidades dos  fortes dos Andradas e de Itaipu,  localizados nas pontas  Munduba e Itaipu , respectivamente. Devem  ser  observadas as distâncias mínimas de 100m durante o dia e de  200m durante  a noite, na navegação  em torno das encostas destas pontas.

 

PESCA PROIBIDA - Carta 1701

É  proibido:

- qualquer tipo de  de pesca, nas áreas de navegação  proibida; e 

- a pesca de arrasto, nas áreas de cabos e  canalizações submarinos delimitadas ou  assinaladas na carta.

 

VENTOS

Os ventos predominantes são  os Leste  e Sudeste.

Os ventos  Sudeste  e Noroeste são  os que mais afetam os navios. O Sudeste dificulta as  manobras na barra  e no  canal de acesso, até  o armazém  12A .  O Noroeste dificulta as manobras no interior do porto, principalmente no  trecho entre a ilha  Barnabé  e o  terminal  da Cosipa.

Os  ventos Sul  e Sudeste podem  levantar  o mar nos  fundeadouros n°s 3 , 4, 5 e 6.

 

MARÉ E CORRENTES DE MARÉ - Carta 1701

A maré tem  característica de  desigualdades diurnas,  com amplitude média de 1,6m e nível  médio 0,8m acima do nível  de  redução da carta.

 O vento Sudeste  persistente represa a maré no porto,  retardando a vazante;  o  Noroeste  tem ação  contrária,  dificultando a enchente.

 A corrente  obedece ao  sentido da maré, podendo chegar a 1 nó na  enchente e a  1,4 nó na  vazante.

No  período chuvoso a corrente de vazante atinge velocidades maiores.

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