OCORRÊNCIAS DE MAMÍFEROS MARINHOS NA COSTA PAULISTA Na Costa do Estado de São Paulo foram constatadas espécies de cetáceos ( Baleias, Botos e Golfinhos ) e Pinípedes e ( Focas, Lobos e Leões-marinhos) . Isso foi comprovado por Biólogos do Centro de Estudos sobre Encalhes de Mamíferos Marinhos (CEEMAM - Santos) , que atuam na Baixada Santista, contando com o apoio do corpo de Bombeiros, Salva-vidas, Polícia Florestal e comunidades costeiras; e também instituições como o Instituto de Pesca e Aquário Municipal de Santos. | |
Toninha , Santos canal 6 Os Dados são obtidos através de animais encontrados encalhados vivos ou mortos nas praias. O CEEMAM em 3 anos de trabalho registrou as ocorrências de 11 Misticetos ( Baleias), 47 Odontocetos (Golfinhos) e 7 Pinípedes. De todos os animais encontrados, as toninhas (Pontoporia blainvillei), parente dos golfinhos, são as que mais nos preocupam pelo grande número de ocorrências. Esse animal geralmente chega até 1,70 metros, vive próximo à costa, sendo atingido diretamente pela poluição e pela captura acidental.
Esses animais geralmente encontram-se nos topos das cadeias alimentares de vários ecossistemas, representando ótimos indicadores da qualidade de vida do ambiente. mas nos últimos anos é assustadoramente crescente a ameaça a esses mamíferos, vinda de impactos ambientais, provocados pelos seres humanos." Esse quadro precisa ser mudado".
A luta pela preservação dos mamíferos marinhos representa também um grande esforço para manter a qualidade de vida no Planeta.
Golfinhos: Podemos encontrar aproximadamente 37 espécies que podem viver em água salgada e água doce, em média vivem 35 anos, o período da gestação é de cerca de 11 meses e em tamanho podem variar entre 1.30 até 8 metros, eles são encontrados em todos os mares. As Focas e os Leões marinhos que aparecem nas praias encalhados, geralmente estão descansando, não toquem , podem encalhar sozinhos ou em grupos de centenas de animais. Indivíduos encalhados que sofrem de alguma doença podem emitir sons que atraem outros animais, outra hipótese é que devido a declividade suave do fundo marinho de algumas praias pode confundir o sistema de orientação acústica das Baleias e Golfinhos.
Golfinho Pintado do Atlântico encontrado encalhado na praia de Pernambuco - Guarujá.
Texto : André F. C. Vicente - Biólogo - CEEMAM E-mail: andrefab@kingnet.com.br
|
Lobo Marinho , praia do Pernambuco - Guarujá. Como você pode ajudar:
Para saber mais: Marcos Cézar de O. Santos E-mail: marcosos@usp.br DIGA NÃO AO CATIVEIRO! : CONFIRA ( INTERESSANTE )
CEEMAM (Centro de Estudos sobre Encalhes de Mamíferos Marinhos) E-mail: ceemam@hotmail.com Biólogo responsável: André F. C. Vicente fone: (013) 3467.2144
|
GOLFINHOS
INFORMAÇÃO EM NÁUTICA
Copyright© Sport & Náutica Todos os Direitos Reservados
DESIGNER - N. RIGHETTI